Oswaldo Cruz

Oswaldo Cruz

Ernesto Che Guevara de la Sierna

Ernesto Che Guevara de la Sierna

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Carta dos estudantes de medicina em cuba ao povo brasileiro.

Havana-Cuba, 14 abril de 2013.
Cidadãos e cidadãs brasileiros,
Somos 581 brasileiros e brasileiras estudantes de diversos anos do curso de medicina em Cuba e expressamos nosso ponto de vista frente aos acontecimentos recentes no Brasil no que diz respeito ao contexto de saúde e o trabalho em território nacional de médicos com títulos expedidos por universidades estrangeiras. 
Em Cuba, a Escola Latino Americana de Medicina, à qual pertencemos, tem o objetivo reitor de qualificar médicos de assistência integral para trabalhar em seus países de origem, com alta qualificação técnica e com caráter humanista, que compreende a implicação social de seu trabalho, pois somos capacitados no sistema de saúde cubano, o qual se caracteriza por sua universalidade, integralidade, internacionalismo e caráter totalmente público e estatal.
Estamos acompanhando e rejeitamos as manifestações das entidades médicas brasileiras contra uma proposta de uma política de Estado que visa suprir as necessidades de regiões que não são contempladas com uma atenção médica adequada, contrariando princípios constitucionais de todos os brasileiros. Somos testemunhas em Cuba como um Estado é capaz de oferecer saúde a toda a sua população com investimentos permanentes e vontade política de resolver os problemas de saúde de seu povo em 100% de seu território. 
Dos 5570 municípios que tem o Brasil, mais de 2500 aderiram ao projeto movimento “Cadê o Médico?”, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), no qual manifestam a necessidade de médicos em seus municípios, com a possibilidade de que profissionais graduados no exterior trabalhem em suas cidades através de um programa do governo federal que vise suprir tais demandas.
Estamos absolutamente convencidos de que temos o perfil de qualificação ético, científico e a disposição para diminuir a desigual distribuição geográfica de médicos no Brasil, onde quer que seja necessário. Até quando permanecerá a injustiça de falta de atenção à saúde em tantas cidades, existindo médicos impossibilitados de trabalhar nelas? Medidas que possibilitem nossa inclusão efetiva e integral no sistema de saúde brasileiro não resolverão o problema como um passe de mágica, mas certamente ajudarão na construção de uma nação mais saudável, livre e justa.
Por isso, necessitamos somar forças para melhorar a saúde do povo brasileiro. Contamos com seu apoio e participação. Para aderir ao movimento “Cadê o médico?” é necessário acessar a petição eletrônica no endereço http://migre.me/d8E7v e preencher o cadastro. Todas as assinaturas serão encaminhadas à presidenta Dilma Rousseff.
Carta aprovada na assembléia geral dos brasileiros estudantes de medicina em Cuba no Teatro Salvador Allende.

Um comentário:

  1. Eu me pergunto porque é tão dificil aceitar, que medicos formados em outros paises trabalhem no Brasil se para isso passamos por um metodo avaliativo muito mais rigoroso que nas proprias universidades brasileiras. Infezmente falam de nos como se fossemos incapacitados de exercer a profissão, acho que primeiro que criticar se deve conhecer.Será mesmo que a classe medica está preocupada com a população, com a nossa suposta má formação? ou com o proprio bolso ? Não queremos tirar nada de ninguém, queremos trabalhar no nosso pais, ja que, não tivemos a chance de estudar nele e não é porque fomos incompetentes como dizem para passar no vestibular, mas pensem, se ja é dificil para uma pessoa que vai no cursinho, que estuda o dia todo, imagina pra quem trabalha e não tem tempo nem pra abrir um livro. Somos gratos a este pais por nos proporcionar a chance de ser medicos e isso não significa que somos alienados do sistema em que vivemos, somos brasileiros e queremos contribuir com a medicina que aprendemos todos esses anos para a melhoria da saude do nosso pais.

    ResponderExcluir